Obras jurídicas, teses, dissertações, periódicos, livros de literatura, cd-roms, audiolivros e volumes em língua estrangeira. A Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região foi criada em 1945 e possui um vasto acervo, composto inclusive por raridades.

Localizada no 10º andar do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, a Biblioteca “Dr. Nebrídio Negreiros” oferece serviços de consulta e empréstimo de livros, além de acesso à internet.  São aproximadamente 107.200 registros bibliográficos. Desses, 10.243 livros e 119 títulos de periódicos correntes, além da coleção de diários oficiais.

Acervo
“Nossa biblioteca é um importante acervo do Direito do Trabalho”, destaca o Servidor Joel Gallinati Heim, Diretor do Serviço, ao citar obras consagradas que integram o acervo do local, como a Revista Forense (1904), Revista do Direito e a Revista do Serviço Público. “Cuidar da biblioteca é mais que um serviço; é uma obrigação moral de preservar a obra do direito trabalhista”, afirma.

Usuários
De acordo com o regulamento da biblioteca, os serviços prestados são oferecidos a dois públicos distintos: interno e externo. O primeiro é constituído por desembargadores, juízes e servidores do TRT-SP. O segundo, por advogados, estudantes e jurisdicionados.

Para o público interno, a biblioteca oferece serviço de empréstimo de obras, consulta local ao acervo e acesso à Internet. Para o público externo, o serviço prestado se limita à consulta local do acervo e ao acesso à internet.

“O acervo é muito bom, sobretudo na área de Direito do Trabalho, tanto na qualidade, quanto na quantidade e diversidade”, diz Renato Marangoni Alves de Miranda, usuário da biblioteca, ao contar que no momento de sua graduação, em 2008, procurou o local por precisar de livros para a faculdade. O mesmo motivo levou a Servidora Maria de Fátima França Maia, da 63ª VT/SP, a utilizar os serviços da Biblioteca. “A faculdade não tinha tal acervo, como periódicos”.

Informatização e Atendimento 
Além da ampliação do acervo, com a mudança da biblioteca para o Fórum Ruy Barbosa, ocorrida em 2006, a tecnologia passou a ser utilizada para melhorar a estrutura do local. O serviço utiliza o sistema SIABI, que permite a consulta e requisição on line de títulos, além de gerenciar automaticamente o controle de prazos.

Instrutor da Escola da Magistratura, o Servidor Lauro de Campos, da 77ª VT/SP, utiliza livros da biblioteca para fazer pesquisas para trabalhos e temas das aulas. “A estrutura do local é muito boa, e a atualização do acervo é constante. Sem falar do atendimento, que é ótimo”, destaca.

Cadastro
O cadastro é permitido somente para servidores e magistrados do TRT da 2ª Região, e pode ser feito pessoalmente, ou on line. Após o preenchimento do formulário, o usuário deve aguardar um e-mail que confirmará o cadastro efetuado.

Empréstimo
Após a confirmação do cadastro, os livros já estão disponíveis para empréstimo. Servidores lotados na Unidade Administrativa I (Ed. Millenium) ou Fórum Ruy Barbosa podem reservar obras pela internet, mas devem ir buscá-las pessoalmente. Já aqueles que trabalham em varas fora da capital paulista, ou em outros edifícios, receberão a obra, após a solicitação on line.

Para os livros jurídicos, o prazo para devolução é de sete dias, com direito a no máximo duas renovações, que podem ser feitas via internet. É possível locar até três obras jurídicas na mesma semana. Para os livros de literatura, o prazo para devolução é de 14 dias, com direito a duas renovações. É possível alugar até duas obras literárias por vez.

Em caso de atraso, a cada dia de retardo na devolução, o usuário será privado de usar os serviços da biblioteca por três dias para cada obra, ou seja, se estiver com dois livros, serão seis dias de suspensão por cada dia de atraso.

O atendimento ao público da Biblioteca “Dr. Nebrídio Negreiros” é de segunda a sexta, das 11h30 às 18h.