A população que participar do projeto Ação Global 2017, que acontece no dia 27 de maio (sábado) no Sesi de Santana de Parnaíba-SP, vai poder tirar dúvidas, receber orientações e fazer denúncias na Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2). Pela primeira vez, o Tribunal participará do projeto, que visa oferecer serviços relevantes e gratuitos à população brasileira.

O convite foi realizado pela Ouvidoria-Geral da União, órgão da CGU (Controladoria-Geral da União) que coordena a Rede Nacional de Ouvidorias, e que firmou parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria). Para a desembargadora-ouvidora do TRT-2, Jucirema Maria Godinho Gonçalves, "esse é um convite extremamente importante, porque abre mais um espaço de atendimento ao cidadão. Estaremos lá para colocar o Tribunal à disposição".

Além de realizar um processo de escuta da sociedade para amplificar os resultados da ação do Tribunal, a Ouvidoria do TRT-2 dará informações sobre processos em andamento, indicará como fazer uma reclamação trabalhista independentemente de advogado, dentre outras orientações. A Ouvidoria do TRT-2 fará ainda distribuição de cartilhas, uma delas sobre trabalho infantil, elaborada pelo cartunista Maurício de Sousa.

Estarão participando da Ação Global, dividindo o mesmo espaço que a Ouvidoria do TRT-2, as Ouvidorias da CGU, do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Santana de Parnaíba. O serviço estará disponível durante todo o evento, das 9h às 17h.

A Ação Global é um programa realizado pelo Sesi em parceria com a Rede Globo, visando oferecer serviços relevantes e gratuitos à população brasileira. A união de uma rede única, em todo o país, formada por parceiros do poder público, ONGs, voluntários, pequenas, médias e grandes empresas, tem ofertado mais de 40 serviços à população. Realizada desde 1995, a Ação Global já beneficiou mais de 25 milhões de pessoas e prestou mais de 35 milhões de atendimentos.

20170524 Acao Global interna2
Na imagem acima, presidente do TRT-2 (ao centro) e representantes das ouvidorias que participarão
da Ação Global, durante reunião preparatória   

Texto: Silvana Costa Moreira; Fotos: Diego Dantas – Secom/TRT-2