Ir para conteúdo principal

Ouvidorias levam cidadania a mais de mil pessoas em Santana de Parnaíba

Ouvidorias levam cidadania a mais de mil pessoas em Santana de Parnaíba

No último sábado (27), as ouvidorias públicas prestaram um total de 11.662 atendimentos a cidadãos em todo o Brasil, durante a 26ª edição da Ação Global. Em Santana de Parnaíba-SP, ocorreu o segundo maior número de atendimentos prestados no evento. Foram alcançados 1.139 registros dentre orientações fornecidas, recolhimento de manifestações (denúncias, reclamações e solicitações sobre serviços públicos) e pedidos de acesso à informação – nas esferas federal, estatual, distrital e municipal.

20170527 Acao global Santana de parnaiba destaque interno2
Na imagem acima, representantes da Ouvidoria do TRT da 2ª Região

Participando pela primeira vez da Ação Global, a Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região realizou atendimento presencial e distribuiu aproximadamente 750 cartilhas. De acordo com a desembargadora-ouvidora, Jucirema Maria Godinho Gonçalves, "o Tribunal se interessou em participar exatamente para esclarecer ao cidadão o que o Tribunal pode fazer a seu favor". A desembargadora ressaltou ainda que o Tribunal busca a valorização da transparência e que "os servidores da Ouvidoria estão aptos para prestar informações adequadas sobre o assunto".

Com um processo em trâmite na Justiça do Trabalho, o motorista de ônibus Silvan foi ao estande da Ouvidoria do Tribunal para receber informações sobre o andamento da reclamação. Há dois anos e meio, ele ingressou com um processo pleiteando o recebimento das diferenças salarias referentes ao intervalo intrajornada cumprido indevidamente. Para ele, a presença da Ouvidoria do TRT-2 facilita o acesso a informações que são essenciais aos trabalhadores. "Muito importante o Tribunal estar aqui, facilita para o cidadão. No meu caso, por exemplo, eu teria que ir até Osasco ou depender de advogado. Com esse estande, eu posso ver todo o andamento processual". O motorista teve conhecimento da fase em que se encontra o processo e recebeu orientações de como proceder. "Gostei do atendimento, foi de primeira qualidade. Fiquei satisfeito com as informações".

Neste ano, com o tema “Qualidade de Vida para a Família”, 27 cidades e o Distrito Federal receberam a 26ª edição da Ação Global, um projeto de iniciativa do Sesi (Serviço Social da Indústria) em parceria com a Rede Globo. O evento realizou mais de um milhão de atendimentos a um público de mais de 470 mil pessoas em todo o país.

Texto: Silvana Moreira Costa; Fotos: Diego Dantas – Secom/TRT-2