Termina nesta sexta (22) a 7ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, realizada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). No âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, foram realizadas aproximadamente 6 mil inscrições.

Um dos processos inscritos foi o de uma empresa que está em recuperação judicial. Nesse caso, era clara e simultânea a intenção das duas partes em fazer acordo. Visto que, enquanto o reclamante efetuou a inscrição na Semana da Execução, a reclamada, ainda sem ser notificada da audiência conciliatória, apresentou uma proposta de acordo.

O processo aproximou-se do fim na tarde do primeiro dia do mutirão. "Se não faz acordo agora, o problema fica pior", disse o reclamado, que precisava de soluções mais rápidas para se reerguer.

Ponderando que a empresa encontra-se em dificuldades financeiras, o reclamante analisou que a renegociação da dívida foi vantajosa. Para ele, com a composição, abriu mão de um pouco do que poderia receber para evitar o prejuízo maior ao final. "A empresa está em recuperação judicial, isso poderia de perpetuar. Foi bom resolver por meio de acordo".

A advogada do reclamante, Dorca Carvalho, esclareceu que essa é uma oportunidade de resolver logo o processo. Ela disse ainda que o valor acordado foi semelhante ao da sentença de homologação.

Na edição deste ano, o TRT-2 está realizando também três projetos especiais: as Semanas da Conciliação Bancária, em Comunicação e em Empresas de Transportes. Outra novidade são as conciliações por WhatsApp. Na manhã dessa terça-feira (19), dois acordos de processos de 2015 foram homologados por meio dessa ferramenta.

A Semana da Execução busca atender aos credores trabalhistas na fase que é considerada a mais demorada: a execução, ou seja, quando se buscam os meios para satisfazer os créditos já homologados. Na última edição da Semana da Execução, o TRT-2 ficou entre os primeiros lugares na arrecadação geral. (Nas imagens abaixo, mesas de conciliação e sala de espera no Cejusc Sede, no Fórum Ruy Barbosa.)

20170919 Semana da Execução CEJUSC destaque4 20170919 Semana da Execução CEJUSC destaque3 20170919 Semana da Execução CEJUSC destaque5

Leilões

Nesta quinta-feira (21), foi realizado o 7º Leilão Nacional no TRT-2, que voltou a acontecer no Fórum Ruy Barbosa, em São Paulo-SP. Foram mais de 100 lotes de bens, entre imóveis, veículos, máquinas e equipamentos. Os lances puderam ser realizados de forma presencial e on-line.

Até esta sexta (22), os tribunais regionais do trabalho em todo país estão realizando leilões simultâneos por ocasião da sétima edição da Semana Nacional da Execução Trabalhista. O objetivo é vender bens penhorados de réus para quitar dívidas trabalhistas e dar fim a processos que se encontram na fase de execução.

Texto: Silvana Costa Moreira; Fotos: Fernando Hauschild – Secom/TRT-2