Dez verdadeiras aulas sobre as doenças físicas e psicológicas mais comuns na população, com alertas importantes sobre como preveni-las e quando procurar ajuda especializada. Assim foi o simpósio “Saúde em Foco no TRT da 2ª Região”, realizado nos dias 23 e 24/10 no auditório do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, no bairro da Barra Funda, em São Paulo-SP.

O evento foi idealizado pela Secretaria de Saúde e pela Secretaria de Serviços Integrados à Promoção da Qualidade de Vida, juntamente com a Escola Judicial do TRT-2, para magistrados e servidores ativos e inativos deste e de outros tribunais – representantes da área de saúde de vários regionais compareceram. A plateia pôde tirar várias dúvidas diretamente com os palestrantes.

20171023 Saude em Foco Destaque Interno02Mesa de abertura com o presidente do TRT-2, des. Wilson Fernandes, des. Regina Dubugras (de preto)
e representantes das secretarias idealizadoras do evento

“Um ambiente de trabalho saudável é o primeiro passo para o bem-estar do servidor e para que possamos realizar uma boa prestação jurisdicional”, destacou o presidente do TRT-2, desembargador Wilson Fernandes, na abertura do evento. “Todo conhecimento jurídico que temos não é nada se não tivermos saúde”, completou a desembargadora Regina Dubugras, representando a Ejud-2.

Os participantes foram agraciados com brindes oferecidos por empresas parceiras do Tribunal, sorteados por conta do Mês do Servidor Público. Confira, abaixo, os temas abordados e algumas dicas interessantes passadas pelos palestrantes do simpósio. (Para ter acesso aos currículos dos profissionais, clique aqui.)

Prevenção e autocuidado em saúde bucal – Paula Pinheiro de Abreu (dentista)

20171023 Saude em Foco Em Destaque 03“A prevenção é a maneira mais econômica e menos dolorida de cuidar da saúde bucal”.

“O ideal é escovar os dentes três vezes ao dia, com 1 centímetro de creme dental na escova. E isso deve ser feito 30 minutos após a alimentação, para que a acidez da boca se torne ideal para a eliminação das bactérias. O fio dental deve ser passado antes de dormir”.

“A falta de cuidado odontológico pode ocasionar outras doenças”.

Saúde ocular – cuidados preventivos – Arnaldo Napoleone Gesuele (médico)

“Para evitar o olho seco, usar somente colírio neutro. Jamais utilizar colírio com vasoconstritor”.20171023 Saude em Foco Em Destaque 05

“As conjuntivites mal cuidadas podem provocar lesões na córnea”.

“As deficiências visuais são genéticas. Só o cansaço visual é provocado pelo uso excessivo da tecnologia”.

“A presbiopia, chamada popularmente de vista cansada, é um problema de aniversário! Por volta dos 40 anos, ela começa a aumentar, tanto para quem já usa óculos para isso como para quem ainda não usa”.

“As pessoas devem visitar o oftalmologista pelo menos 1 vez por ano. E levar uma criança sem indícios a partir dos 5 ou 6 anos de idade, para que haja tempo de corrigirmos alguns problemas da infância até os 9 anos, caso existam”.

Riscos da automedicação – Amouni Mohmoud Mourad (farmacêutica)

20171023 Saude em Foco Em Destaque“Trinta por cento das internações no Brasil são provocadas por uso inadequado de medicamentos”.

“Antibióticos não podem ser tomados com leite. Outros medicamentos não podem ser tomados com suco, muito menos com refrigerante. Remédio deve ser tomado com água, para que possa fazer exatamente o efeito esperado”.

“Anti-inflamatórios atingem o estômago, os rins e o fígado se tomados além da conta. Até o paracetamol é tóxico ao fígado, não deve ser usado sem orientação médica”.

“Há algumas combinações perigosas como medicamento para emagrecer + antidepressivo, que pode elevar a pressão e causar taquicardia. E pílula anticoncepcional + antibiótico pode diminuir o efeito do anticoncepcional”.

“Quando estiver em dúvida sobre a idoneidade de uma farmácia de manipulação, pergunte se ela tem certificado de regularidade técnica. E converse com o farmacêutico”.

Osteoporose e osteopenia: o perigo de doenças silenciosas – Alberto Tesconi Croci (médico)

“A osteoporose e a artrite/artrose pertencem ao grupo de doenças que fazem parte do envelhecimento”.20171023 Saude em Foco Em Destaque 04

“Os principais fatores de risco da artrite são idade, peso, genética e algum trauma ocorrido. Os da osteoporose são idade, hereditariedade, menopausa, dieta pobre em cálcio, fumo, álcool, cafeína, imobilização prolongada e medicamentos à base de corticoide”.

“Para prevenir a osteoporose, deve-se fazer exercícios suaves e fortalecimento; apostar em alimentos ricos em cálcio como leite/derivados e vegetais verdes escuros; reforçar a vitamina D e tomar sol. Também evitar quedas, parar de fumar, diminuir o café e os refrigerantes”.

Hipertensão: riscos e prevenção – Fernando Augusto Alves da Costa (médico)

20171023 Saude em Foco Em Destaque 002“As pessoas não têm noção dos males silenciosos que a pressão alta traz ao organismo”.

“Coma pouca fritura e nunca reaproveite o óleo. Troque o sal dos alimentos pelo suor dos exercícios”.

“Um dia tem 1.440 minutos. Faça o que quiser com os 1.400 minutos, mas ande os outros 40. Assim, estará protegendo suas artérias e prevenindo doenças graves no futuro”.

“Ter a mesma pressão ao longo da vida toda já eleva o risco de AVC naturalmente conforme a idade avança. Imagine com outros fatores negativos associados, como sobrepeso, colesterol alto, tabagismo ou diabetes”.

“Estamos todos envelhecendo, todos os dias. Façamos isso com qualidade”.

A importância do sono e dos distúrbios do sono na qualidade de vida e na prevenção de doenças – Luciana Palombini (médica)

“Dormir mal não é normal. Acordar cansado ou ter sonolência durante o dia também não. Melhorar o sono é importante para a qualidade de vida e o bem-estar”.20171024 Saude Em Foco dia2 Em Destaque 02 Cópia

“Enquanto dormimos, é feita uma limpeza das toxinas do nosso cérebro. Cada um tem seu padrão de sono, que é geneticamente determinado”.

“Há uma epidemia de sono insuficiente no mundo. E isso causa aumento de peso, irritabilidade, depressão e outros males”.

“Quem tem insônia ensinou o cérebro a não dormir. Precisa de disciplina e paciência para reverter o quadro, com a adoção de hábitos adequados. A tendência para a insônia é como a tendência para engordar: precisa cuidar sempre”.

“Os médicos tradicionais não são treinados em sono, por isso esses problemas não são identificados no consultório deles. Procure um especialista do sono”.

Mindfulness – Marcelo Demarzo (professor doutor)

20171024 Saude Em Foco dia2 Em Destaque 03“A média de tempo que conseguimos ficar com atenção no mesmo ponto é de 8 segundos. É normal que a nossa atenção saia do lugar em algum momento”.

“Hoje em dia, temos mais demanda e menos tempo para descansar. A conta não fecha. Por isso a percepção de estresse é maior”.

“O mindfulness é observar os pensamentos, não é não ter pensamentos. É perceber que a mente viajou e trazê-la de volta”.

“Essa é uma boa opção de tratamento para ansiedade, depressão e dor crônica, com efeitos a longo prazo e bons resultados”.

“Quem treina o cérebro ao longo da vida preserva o tamanho dele na velhice e evita doenças”.

Diabetes – Amouni Mohmoud Mourad

“A diabetes tipo 2 é considerada uma das grandes epidemias do século 21”.20171024 Saude Em Foco dia2 Em Destaque 04

“Essa doença contribui de forma significativa com as internações cardiológicas e com o AVC”.

“Muitos jovens começaram a desenvolver diabetes tipo 2 pela utilização de medicamentos inadequados na academia”.

“Quem está na faixa considerada de pré-diabetes ainda pode intervir para não desenvolver a doença”.

“Os principais fatores de risco são excesso de peso, HDL baixo e triglicérides elevado, hipertensão, doença cardiovascular, antecedente familiar, ovários policísticos e o sedentarismo”.

Primeiros socorros para a mente: a importância o bem-estar emocional na qualidade de vida – Fátima Macedo (professora)

20171024 Saude Em Foco dia2 Em Destaque 05“Passamos por muita mudança no mundo ultimamente. Nem nossa estrutura física nem a emocional estavam preparadas para isso tudo. Por isso, muita gente está adoecendo emocionalmente e necessita de ajuda especializada”.

“Quanto mais estressado você está, menos bons hábitos você tem. O estresse é um grande ladrão de bons hábitos”.

“A boa saúde emocional não significa ausência de problemas. Significa saber gerenciar as diversas situações da vida de forma mais saudável”.

“Precisamos investir em autoconhecimento para melhorarmos nossa autoestima e fazermos escolhas mais conscientes”.

“Estar bem é viver com uma sensação de relativa satisfação. O desconforto emocional é um dos grandes responsáveis por doenças físicas”.

Comida de verdade na sua mesa – conforme novo guia alimentar para a população brasileira – Nilton Santos Stanguini (professor)

“Estamos ganhando peso sem ganharmos nutrientes”.20171024 Saude Em Foco dia2 Em Destaque 01

“Devemos planejar o uso do tempo para dar à alimentação a importância que ela merece”.

“O ideal é investir, como base, em alimentos in natura ou minimamente processados; utilizar em pequena quantidade óleos, gorduras, sal e açúcar; limitar o uso de alimentos processados; e evitar os ultraprocessados”.

“Descasque mais e desembale menos”.

Texto: Agnes Augusto; Fotos: Allan Lustosa – Secom/TRT-2