Mais uma grande oportunidade de encerrar o seu processo por meio de um acordo. Trata-se da 12ª edição da Semana Nacional da Conciliação, evento de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça que envolve os tribunais de justiça, do trabalho e os federais.

Esse mutirão de audiências focadas na conciliação entre as partes acontece anualmente em todo o Brasil. No caso do TRT da 2ª Região, os interessados tiveram um período para inscrever seus processos, físicos ou eletrônicos, em qualquer fase processual e com potencial conciliatório. Outra forma de realizar inscrições foi pelo envio de mensagem para o e-mail do Núcleo de Solução de Disputas do TRT-2. Os processos puderam, ainda, ser incluídos na pauta do mutirão por iniciativa do juízo. Os centros judiciários de solução de conflitos (Cejucs-JT) puderam solicitar de ofício às varas do trabalho, turmas ou gabinetes os processos com potencial conciliatório.

No âmbito deste Tribunal, foram inscritos aproximadamente 8 mil processos, incluindo listas de empresas. As audiências já agendadas serão realizadas nos seguintes locais:

- Cejusc-JT Sede (localizado no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, em São Paulo-SP).

Serão 10 mesas e uma de apoio – total de 11 mesas. Serão atendidos vários projetos específicos envolvendo os nichos conciliatórios: eletricitários, bancários, metalúrgicos, telecomunicações, transportes, dentre outros. 

Total diário local: 180
Total semana local: 900 


- Ed. Sede do TRT-2
(rua da Consolação, 1272, capital).

No saguão do prédio, haverá 11 mesas de conciliação e uma de suporte – total de 12. Nesse local, será dada preferência aos inscritos via portal da conciliação, processos livres. 

Total diário local: 198 
Total semana local: 990 
Total geral do Cejusc-JT Sede: 1.890 sessões de conciliação. 

- Cejusc-JT Sul/ABC
(Fórum Trabalhista da Zona Sul)

Serão 6 mesas. 
Total diário local: 72 
Total semana local: 360 

- Cejusc-JT Leste
(Fórum Trabalhista da Zona Leste)

Serão 6 mesas. 
Total diário local: 60 
Total semana local: 300 

- Cejusc-JT Baixada Santista
(Fórum Trabalhista de Cubatão)

Serão 6 mesas. 
Total diário local: 60 
Total semana local: 300 

Total geral do Nupemec-JT2: 2.850/3.000 sessões de conciliação.

Não haverá audiência extrapauta nos Cejuscs, mas o provimento (cujo link segue ao final) autoriza o adiantamento de audiências já designadas desde que haja disponibilidade de servidores conciliadores (a critério do setor), o que pode elevar o número de sessões realizadas. 
Para mais informações sobre o evento no âmbito do TRT-2, acesse o Provimento GP/CR nº 08/2017.